Pular para o conteúdo
Início » Blog » O que é oxigenoterapia e quais os seus benefícios no tratamento

O que é oxigenoterapia e quais os seus benefícios no tratamento

oxigenoterapia

Oxigenoterapia é um tratamento que consiste na administração de oxigênio, para corrigir deficiências ocasionadas por problemas pulmonares. Pode ser de uso temporário ou vitalício, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida do paciente.

Para saber mais sobre esse tipo de tratamento, continue acompanhando esta postagem da Rede Sanare, no Rio de Janeiro.

O que é e para que serve?

A oxigenoterapia é um conjunto de métodos de terapia respiratória, com equipamentos que concentram o oxigênio e enviam as vias respiratórias do usuário através de uma pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental.

A prescrição de oxigenoterapia serve para auxiliar em quadros de doenças respiratórias que causam deficiência de oxigênio ou hipóxia, como pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP) ou displasia broncopulmonar (DBP). Estes distúrbios comprometem as trocas gasosas e a oxigenação do sangue e dos tecidos do corpo.

O tratamento também serve para manter as taxas de oxigênio por volta de 90% à 99% no corpo, quantidade ideal para que o sistema funcione normalmente.

Quando é indicada a oxigenoterapia?

DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um conjunto de doenças respiratórias que limitam o fluxo de ar e atrapalham a respiração, como a enfisema pulmonar, a bronquite crônica e a asma grave. É uma doença que não tem cura, obstrui os brônquios e dificulta a respiração, deixando o paciente fraco, cansado, com dores de cabeça e falta de ar.

Entre os sintomas da DPOC estão a tosse, falta de ar, infecções respiratórias frequentes, falta de energia, desconforto no tórax e perda de peso não intencional. Não há cura para essa doença, mas um tratamento adequado com uso de oxigenoterapia pode retardar a progressão e aliviar os sintomas. A oxigenoterapia é o melhor método de tratamento para manter a DPOC sob controle.

Fibrose Pulmonar

Quem sofre de fibrose pulmonar apresenta sintomas como dificuldade de respirar, fadiga, falta de ar e tosse seca. Essa doença respiratória é caracterizada pelo endurecimento e redução de tamanho dos pulmões. Ela ocorre quando cicatrizes aparecem no tecido dos pulmões, prejudicando a elasticidade e a troca gasosa.

A fibrose pulmonar não tem cura, pois não é possível reparar os danos provocados no pulmão, mas é possível controlar a doença por meio de medicamentos. A oxigenoterapia é uma das opções mais recomendadas pelos médicos, para aumentar o nível de oxigênio no sangue e, desta forma, melhorar a respiração.

Edema Pulmonar

O edema pulmonar é caracterizado pelo acúmulo de líquidos no órgão. Ele é causado por insuficiência cardíaca, que leva ao aumento da pressão nas veias pulmonares e provoca muita falta de ar. Quando o indivíduo tem uma crise, é necessário recorrer à oxigenoterapia imediatamente, para aliviar os sintomas.

Pneumonia

Com a infecção recorrente da pneumonia, a entrada e saída de gases é comprometida, impedindo que a troca de oxigênio por gás carbônico seja realizada. Desta forma, quanto maior a infecção, mais dificuldades o paciente apresenta para respirar, sendo necessária a utilização da oxigenoterapia para garantir o nível adequado de oxigênio no sangue. Nesse caso, a oxigenoterapia é utilizada para compensar a baixa concentração de oxigênio no organismo.

Taquipneia

A respiração acelerada pode ser causada por doenças pulmonares e outros distúrbios. Fatores emocionais como ansiedade e estresse, além da DPOC, podem provocar a taquipneia, que ainda pode ocorrer após um período intenso de atividades físicas. Para tratamento pontual da taquipneia, pode ser utilizada a oxigenoterapia.

Benefícios desse tratamento

  • Prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e de danos em órgãos nobres (coração, rins  e  cérebro)
  • Melhorar a qualidade de vida
  • Aumentar o tempo de vida
  • Melhorar a função neurológica, psíquica e cardíaca
  • Prolongar a duração dos exercícios
  • Reduzir o número de internações

Oxigenoterapia e telemonitoramento

Pacientes fazendo oxigenoterapia podem se transferir de um hospital para o conforto e segurança do seu lar quando recebem uma estrutura adequada e monitoramento médico em sua casa.

O telemonitoramento é um recurso muito mais sofisticado e eficaz de acompanhamento, onde o médico poderá ter controle remotamente e receber relatórios em tempo real do estado de seu paciente. Todas as informações necessárias estarão seguras, garantindo um melhor tratamento. 

A Rede Sanare oferece profissionais capacitados e um site completo de informações para sanar todas as dúvidas e necessidades dos pacientes. Basta escolher a especialidade ou o serviço que lhe atende, que nossos profissionais irão oferecer todo auxílio no conforto do seu lar. Acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *