Pular para o conteúdo
Início » Blog » O que é Home Care ou Serviços de Atenção Domiciliar?

O que é Home Care ou Serviços de Atenção Domiciliar?

A expressão home care, em tradução livre do inglês, significa “cuidados em casa”. Neste tipo de tratamento, o paciente se submete à uma internação domiciliar como continuidade do tratamento hospitalar que passará a ser realizado em sua residência.
São diversos motivos pelos quais os serviços de Home Care vem crescendo no Brasil. No entanto, esse tratamento deve ser feito sob recomendação médica como uma tentativa de preservar a vida e a saúde do paciente, tendo como um dos objetivos restaurar a sua independência, na medida que o acompanhamento é feito junto à família.
Pretende-se, com isso, estabilizar e, sempre que possível, curar o paciente da condição em que se encontra.
Acompanhe a Rede Sanare, no Rio de Janeiro, para saber um pouco mais sobre esse serviço tão essencial em tempos de isolamento social.

Home Care no Brasil
Os serviços de home care no Brasil vem ganhando bastante expressividade. Dentre as razões para a expansão deste serviço, pode-se destacar: o envelhecimento da população brasileira, a humanização do tratamento, a assistência personalizada e individualizada, o maior envolvimento da família no tratamento para auxiliar na recuperação do paciente, além de maior conforto e tranquilidade para melhorar a resposta aos tratamentos propostos.
Mas foi há cerca de oito anos que iniciava-se o crescimento do home care no Brasil como uma forma de tratamento de doenças e de reabilitação fora dos centros hospitalares.
De lá para cá, o home care ganhou força no país, apesar de seu exercício já ser regulamentado pela resolução n° 1.668 de 2003 do Conselho Federal de Medicina que estabeleceu as normas técnicas necessárias à assistência domiciliar de um paciente. A resolução também definiu as responsabilidades do médico, do hospital e de empresas públicas e privadas envolvidas neste tipo de tratamento.
Mais recentemente, em 2006, a ANVISA lançou a Resolução RDC nº 11 para estabelecer ainda mais especificamente os requisitos mínimos de estrutura, processo e segurança para o funcionamento dos serviços de Home Care.
Para se ter uma ideia, o único censo oficial do segmento feito pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) no país, em sua última edição (2017-2018), mostrou que o número de empresas saltou de 18 em junho de 2012 para 676 em junho de 2018.
Além disso, esse censo também revelou que seriam necessários mais de 16 mil leitos por ano para que a rede hospitalar absorvesse a demanda de pacientes na hipótese de extinção do setor de serviço de assistência domiciliar no Brasil.

Resolução n° 1.668/2003 para os serviços de Home Care no Brasil
Principais normas regulamentadoras do serviço de home care, de acordo com a resolução n° 1.668/2003 do Conselho Federal de Medicina.
“Art. 2º – As empresas ou hospitais que prestam assistência em regime de internação domiciliar devem manter um médico de plantão nas 24 horas para atendimento às eventuais intercorrências clínicas.
Art. 3º – As equipes multidisciplinares de assistência a pacientes internados em regime domiciliar devem dispor, sob a forma de contrato ou de terceirização, de profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição e Psicologia.
(…)
Art. 8º -O hospital ou empresa responsável por pacientes internados em domicílio deve(m) dispor das condições mínimas que garantam uma boa assistência, caracterizadas por: I -Ambulância para remoção do paciente, equipada à sua condição clínica; II -Todos os recursos de diagnóstico, tratamento, cuidados especiais, matérias e medicamentos necessários; III -Cuidados especializados necessários ao paciente internado; IV -Serviço de urgência próprio ou contratado, plantão de 24 horas e garantia de retaguarda…”

Resolução RDC 11 de 2006
A Resolução nº 11 da ANVISA, uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, determina que nenhum serviço de atenção domiciliar pode funcionar sem estar licenciado pela autoridade sanitária local.
O documento determina ainda, dentre outras coisas, que todo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) deve conter um Plano de Atenção Domiciliar (PAD) e estabelece no item 4.9 que o PAD deve contemplar:
“4.9.1. a prescrição da assistência clínico-terapêutica e psicossocial para o paciente;
4.9.2. requisitos de infraestrutura do domicílio do paciente, necessidade de recursos humanos, materiais, medicamentos, equipamentos, retaguarda de serviços de saúde, cronograma de atividades dos profissionais e logística de atendimento;
4.9.3. o tempo estimado de permanência do paciente no SAD considerando a evolução clínica, superação de déficits, independência de cuidados técnicos e de medicamentos, equipamentos e materiais que necessitem de manuseio continuado de profissionais;
4.9.4 a periodicidade dos relatórios de evolução e acompanhamento”.

Além disso, essa resolução dispõe ainda que:
“4.10 O PAD deve ser revisado de acordo com a evolução e acompanhamento do paciente e a gravidade do caso.
4.10.1 A revisão do PAD deve conter data, assinatura do profissional de saúde que acompanha o paciente e do responsável técnico do SAD.
4.11 O registro dos pacientes em atenção domiciliar e o PAD devem ser mantidos pelo SAD.
4.12 O SAD deve manter um prontuário domiciliar com o registro de todas as atividades realizadas durante a atenção direta ao paciente, desde a indicação até a alta ou óbito do paciente.
4.12.1 O prontuário domiciliar deve conter identificação do paciente, prescrição e evolução multiprofissional, resultados de exames, descrição do fluxo de atendimento de Urgência e Emergência, telefones de contatos do SAD e orientações para chamados”.

Como escolher o melhor serviço de Home Care
Com tantas especificidades, é preciso ter cuidado ao escolher a empresa que vai prestar esse tipo de serviço para alguém da família.
É recomendável que se contrate uma instituição que possua uma extensa lista de profissionais multidisciplinares e fornecedores da área da saúde, além, claro, de possuir equipamentos modernos e confiáveis.
Outro ponto importante: é fundamental que a empresa use a tecnologia a serviço do tratamento para minimizar erros humanos e agilizar o atendimento aos que precisam de cuidados.
A Rede Sanare oferece os profissionais mais qualificados e um site onde o paciente tem toda a liberdade para escolher cada detalhe de seu atendimento. Basta escolher a especialidade ou o serviço que ele precisa, que nossos profissionais irão atendê-lo no conforto do seu lar. Acesse o site.

Marcações:

1 comentário em “O que é Home Care ou Serviços de Atenção Domiciliar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *