Pular para o conteúdo
Início » Blog » Cuidador de idosos ou profissional de enfermagem: qual escolher?

Cuidador de idosos ou profissional de enfermagem: qual escolher?

Você está pensando em contratar alguém para ajudar nos cuidados com seus pais, seus avós ou algum parente idoso e não sabe por onde começar? Então este artigo da Rede Sanare foi feito para você.

Vamos esclarecer uma dúvida bem comum nessas horas. Qual profissional seria melhor: um cuidador, um enfermeiro, um técnico, uma equipe?

O primeiro passo é entender melhor no que cada um deles pode contribuir. E quais as necessidades da pessoa que será atendida. Continue lendo para saber.

Quando contratar um cuidador de idosos?

O cuidador precisa ser maior de 18 anos. Entretanto na Rede Sanare é exigido que ele tenha curso de cuidador com no mínimo 160h. Entre suas tarefas estão verificar sinais vitais: pulso, respiração e pressão arterial.

Alguns exemplos:

• Na higiene pessoal – como no banho ou troca de fraldas;
• Na hora de se vestir;
• Na alimentação – pode até preparar receitas de nutricionistas, se for necessário;
• Na lavagem das roupas de cama do idoso – se a família combinar isso;
• Na higienização e organização dos ambientes usados pelo idoso – especialmente quarto e banheiro – de forma a reduzir riscos;
• Na administração dos medicamentos orais;
• Na medição dos sinais vitais e da pressão arterial;
• No acompanhamento em fisioterapias, grupos, consultas, lazer e outras atividades ocupacionais;
• No apoio ao trabalho do enfermeiro;
• Nas chamadas em casos de emergência ao SAMU ou aos familiares.

Mais do que o conhecimento técnico específico, é importante que esse profissional tenha empatia, paciência, carinho e atenção. Para ficar bem fácil de entender: um cuidador pode ser uma pessoa da própria família, quando ela
tem tempo para isso.

Em que casos o ideal é um enfermeiro?

O enfermeiro deve ter nível superior na área e, por conta da sua formação, é mais solicitado quando o caso envolve enfermidades mais sérias ou procedimentos exclusivos de enfermeiros, como passar sonda urinária ou de alimentação, administrar fármacos por cateteres totalmente implantados, etc.

Além de cuidar diretamente do idoso, ele tem visão e papel de líder. Aqui na Rede Sanare, ele gerencia todas as necessidades da família e supervisiona a equipe técnica.

Para dar uma ideia, a decisão dos profissionais mais indicados para compor o time de cada pessoa atendida é feita individualmente pela enfermeira avaliadora, que levantará as necessidades diárias do paciente.

Qual a função do técnico de enfermagem?

Já o técnico, como o próprio nome diz, precisa ter concluído um curso técnico de 2 anos na área. Ele também está pronto para lidar com pacientes de média e alta complexidade, mas sempre a partir das orientações do enfermeiro.

Onde contratar esses profissionais?

Todos eles têm em comum o objetivo de colaborar com a saúde, a segurança e o bem-estar do idoso.

E fazem parte da nossa equipe, selecionada e treinada para o melhor atendimento no conforto da sua casa.

O seu papel é só entrar em contato e criar as melhores expectativas em relação à qualidade e ao carinho que vai encontrar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *