Os idosos estão cada dia mais ativos, independentes e com vontade de viver coisas novas. Em vista disso, é preciso incluí-los nos passeios em família para conhecerem novos lugares, experimentarem novos sabores e, claro, se sentirem mais vigorosas ainda. A Rede Sanare trouxe oito dicas para você ficar atento ao planejar uma viagem com idosos. Continue lendo para saber mais!
-
Atente-se para a escolha do destino
Evite voos com muitas conexões e longas esperas nos aeroportos, pois isso é extremamente cansativo para os idosos. Dessa forma, sempre opte por destinos mais curtos, pesquise bastante sobre a acessibilidade do lugar onde você irá ficar e planeje com atenção os passeios que vocês pretendem fazer.
-
Consulte um médico antes da viagem
O médico consegue analisar todos os possíveis riscos e dizer se o idoso está em condições de enfrentar uma viagem com horas de locomoção e dias fora de casa. Além disso, o médico dará o suporte necessário de receitas de medicações que poderão ser necessárias durante a viagem, assim como instruções do que fazer para o idoso se sentir mais confortável durante o trajeto e todo o passeio.
-
Escolha um hotel com acessibilidade
Antes de realizar a reserva, confirme se o local possui limpeza adequada e se as acomodações são adaptadas para a terceira idade. Além disso, opte sempre por uma acomodação perto dos principais pontos turísticos para garantir a segurança e mobilidade dos viajantes idosos.
-
Organize todas as medicações e atente-se aos horários
Geralmente, os idosos fazem uso contínuo de alguns medicamentos específicos que não podem ser deixados para trás de maneira nenhuma. Por isso, antes de embarcar, organize os remédios e separe pelo menos uma pílula para cada dia. Outra dica importante é também que você leve, se possível, alguns comprimidos a mais para os casos de imprevistos.
-
Programe passeios adequados e faça pausas entre as atividades
A viagem com os idosos possuem outro tipo de ritmo. Por isso, nem pensar em passeios cansativos e caminhadas longas o dia inteiro. Opte por programas que ofereçam uma opção de descanso no caminho, como, por exemplo, passeios de barco, de carro ou ônibus, onde o idoso pode relaxar e se recompor.
-
Separe e monte a mala do idoso
É muito importante organizar a mala conforme as necessidades do idoso. Confira como estará o clima no seu destino, escolha sapatos e roupas confortáveis e ande sempre prevenido com casacos e meias, já que idosos tendem a sentir mais frio.
-
Procure manter a hidratação em dia e uma alimentação saudável
Não é porque você está viajando que irá deixar de lado a rotina de cuidados com alimentação do idoso. Por isso, faça-o se alimentar muito bem com opções saudáveis e não abra mão de um almoço nutritivo. É fundamental que o idoso se alimente de forma adequada, além de beber bastante água.
-
Faça um seguro viagem
Em alguns países o seguro viagem não é obrigatório. De qualquer forma, se você pretende fazer uma viagem com algum idoso, é fundamental que você o faça um seguro para preservar a saúde dele. Além disso, você consegue fazer um seguro viagem de forma fácil e rápida na internet, podendo ainda fazer várias cotações. Uma dica valiosa é sempre procurar recomendações de amigos, familiares e até mesmo com os próprios médicos do idoso.
Aqui na Rede Sanare, oferecemos ao seu familiar ou amigo idoso o cuidado e amor necessário para uma maior qualidade de vida e te incentivamos a aproveitar momentos inesquecíveis, como viagens em família que farão toda diferença na qualidade de vida da terceira idade. Conte conosco!